quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Hipertireoidismo subclínico

Em alguns casos, nossa tireoide pode liberar hormônios em excesso. No HIPERtireoidismo subclínico, os níveis de TSH estão reduzidos, mas o T4 livre e o T3 ainda estão dentro dos valores normais. Trata-se de uma forma mais leve ou inicial de hipertireoidismo, que na maioria das vezes NÃO causa os sintomas clássicos como coração acelerado, tremor, falta de ar ao fazer exercícios e perda de peso.



O estudo norte-americano NHANES III estimou que aproximadamente uma em cada cem pessoas possui o diagnóstico de hipertireoidismo subclínico. O problema é mais frequente em quem vive em áreas deficientes de iodo (não é o caso da maior parte Brasil), em mulheres, fumantes e idosos.
As causas do hipertireoidismo subclínico são as mesmas de qualquer quadro de hipertireoidismo. Contudo, o uso de dose excessivas de hormônio tireoidiano (proposital ou não intencional) e os nódulos tireoidianos tóxicos (produtores de hormônio) são mais frequentes que a doença de Graves (bócio difuso tóxico de origem autoimune).
O diagnóstico é feito através de exames de sangue (TSH, T4 livre e T3) seguidos por avaliação complementar para identificar a causa do funcionamento excessivo da tireoide. Dependo do quadro clínico, o médico endocrinologista poderá solicitar também a dosagem de anticorpos, ecografia e cintilografia. Esta avaliação é importante para definição da melhor abordagem terapêutica.
As principais complicações associadas ao hipertireoidismo subclínico são o enfraquecimento dos ossos e as arritmias cardíacas, especialmente em idosos. Além disso, até 8 por cento dos pacientes acabam progredindo para hipertireoidismo franco, com elevação do T4 livre e T3.
A decisão quanto à necessidade de tratamento depende da idade do paciente, da presença de sintomas, da presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares e osteoporose, além dos níveis de TSH. De uma maneira geral, pacientes com maior risco de complicações tendem a receber tratamento enquanto os casos mais simples tendem a ser observados. O médico endocrinologista procura individualizar o manejo da melhor maneira possível.

Fonte: Subclinical hyperthyroidism in nonpregnant adults - UpToDate Online

Dr. Mateus Dornelles Severo
 Médico Endocrinologista
Doutor em Endocrinologia
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Nenhum comentário:

Postar um comentário