domingo, 10 de setembro de 2017

Sintomas compressivos causado pelo aumento da tireoide

Nossa tireoide tem entre 7 e 10 mililitros de volume e entre 10 e 20 gramas de peso. Está localizada logo abaixo da laringe (pomo-de-adão), sobre a traqueia. Lateralmente à tireoide, em ambos os lados do pescoço, localizam-se vasos importantes para a circulação do sangue na cabeça (carótidas e jugulares), além de alguns nervos (laríngeo recorrente e frênico). Todas essas estruturas são recobertas apenas por alguns músculos bem finos, pele e tecido subcutâneo. O conhecimento desta anatomia é importante para sabermos como o crescimento anormal desta glândula, ou bócio, é capaz de causar sintomas por compressão.



Os bócios podem ter diversas causas. Em países suficientes de iodo como o Brasil, a tireoidite crônica autoimune (Hashimoto), o bócio difuso tóxico (doença de Graves) e os nódulos são as principais. Nos dois primeiros casos, os sintomas de hipo ou hipertireoidismo costumam ser evidentes. Já os bócios nodulares, em grande parte das vezes, são assintomáticos.
A ausência de sintomas é explicada pelo crescimento lento da tireoide ao longo de anos ou décadas. Muitos pacientes nem desconfiam do bócio até que ele seja detectado através do exame físico ou de algum exame de imagem. Grande parte dos pacientes com tireoides muito aumentadas, que chegam a literalmente "mergulhar do pescoço para dentro do tórax" (bócio retroesternal), tem entre 50 e 60 anos de idade.
Indivíduos com bócios volumosos de longa duração podem desenvolver sintomas de obstrução devido à compressão progressiva da traqueia ou ao aumento súbito, geralmente acompanhado por dor, secundário ao sangramento dentro de um nódulo.
O sintoma compressivo mais comum é a falta de ar aos esforços. Este sintoma usualmente ocorre quando o diâmetro da traqueia fica menor de 8 milímetros. Em alguns pacientes com bócios retroesternais, a falta de ar costuma ser noturna e desencadeada por posições que forçam a tireoide da região cervical para dentro do tórax, como erguer os braços acima da cabeça, por exemplo. Quando a compressão da traqueia se agrava (diâmetro menor que 5 milímetros), o paciente pode começar a apresentar chiado mesmo em repouso, como se fosse asmático. Tosse também pode ocorrer entre 10 e 30 por cento do casos, assim como sensação de engasgo.
Outros sintomas que podem fazer parte do quadro são:
- ronco e apneia do sono: sintomas que melhoram em 29 por cento dos casos após a cirurgia.
- dificuldade em engolir (disfagia): sintoma pouco comum, já que o esôfago está localizado atrás da traqueia.
- paralisa do nervo laríngeo recorrente ou frênico: o que pode causar rouquidão ou soluços.
- compressão dos vasos sanguíneos do pescoço: complicações potencialmente graves, mas, felizmente, raras.
Apesar da maioria dos bócios causadores de sintomas compressivos ser benigna, a cirurgia costuma ser indicada após uma avaliação pré-operatória que inclui ecografia com punção dos nódulos suspeitos de malignidade, tomografia computadorizada, avaliação da função pulmonar e exames laboratoriais.

Fonte: Clinical presentation and evaluation of goiter in adults - UpToDate Online

Dr. Mateus Dornelles Severo
 Médico Endocrinologista
Doutor em Endocrinologia
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Nenhum comentário:

Postar um comentário