domingo, 3 de abril de 2016

Tratamento medicamentoso do diabetes mellitus tipo 2: metformina, o bom e barato

O tratamento de doenças através de chás não deve ser encorajado. Apesar de muitas plantas realmente terem princípios ativos, é difícil, para não dizer impossível, saber o quanto e o que se está consumindo. Isso, contudo, não diminui a importância da sabedoria popular. Vários medicamentos foram desenvolvidos através de plantas, entre eles a metformina, que até hoje é um dos melhores e mais baratos para o manejo do diabetes mellitus tipo 2.
A metformina deriva de uma classe de substâncias chamadas biguanidas. O efeito das biguanidas no tratamento do diabetes é conhecido desde a Idade Média, quando os aldeões tomavam chá da planta Galega officinalis para se tratar.



A metformina é um remédio bastante antigo também. Está no mercado desde 1950. E estes mais de 60 anos de uso permitiram que ela fosse muito estudada, mostrando com clareza todos seus benefícios e possíveis riscos.
Nosso corpo precisa de combustível para funcionar, e a principal fonte de energia é glicose, um tipo de açúcar que obtemos principalmente através da alimentação. A glicose entra nas células com a ajuda da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Em algumas pessoas com fatores de risco, a insulina pode ter dificuldade em cumprir seu papel. O pâncreas até tenta aumentar sua produção hormonal para vencer esta resistência, mas acaba cansando, literalmente. Como consequência, os níveis de glicose sobem no sangue e o diabetes mellitus tipo 2 dá as caras. A metformina age exatamente neste ponto. Ela diminui a resistência à insulina, facilitando a captação de glicose pelas células.
Além dos efeitos benéficos sobre a glicose, a metformina diminui o ganho de peso, melhora os níveis de colesterol e reduz a deposição de gordura visceral - a gordura localizada na barriga que se associa a doenças cardíacas e vasculares. Talvez por isso seja um dos medicamentos para o tratamento do diabetes com evidência de redução no risco de morte por causas cardíacas e vasculares. E mais, os pacientes diabéticos que fazem uso de metformina têm menor risco de mortalidade por qualquer causa e de desenvolver câncer no trato gastrointestinal. Outras vantagens são não causar hipoglicemia (diminuição da glicose que causa sintomas como tremor, tonturas e suor frio) e ser muito barata. Atualmente a metformina é distribuída gratuitamente no Brasil pelo Governo Federal no sistema de Farmácias Populares, desde que o paciente apresente a receita médica.
Alguns pacientes apresentam efeitos adversos. Entre os mais comuns estão a diarreia e o inchaço e a dor abdominal. Contudo estes efeitos podem ser manejados através do ajuste da dose ou do uso da metformina de liberação prolongada (XR).
Apesar, deste ótimo custo benefício, a metformina tem algumas contra-indicações. Por exemplo: pacientes com doença renal crônica avançada têm risco de intoxicação.
Se você é diabético, procure seu endocrinologista e discuta com ele as diferentes opções de tratamento e procure conhecê-las. Ao contrário do que se pensa, nem sempre o novo e caro é melhor que o antigo e barato. O maior exemplo disso é a metformina!

Referência:
1- Wexler DJ. Metformin in the treatment of adults with type 2 diabetes mellitus. UpToDate.

Abaixo, quatro vídeos com informações adicionais sobre a metformina.



Tratamento do diabetes - METFORMINA





Por que o comprimido do metformina XR pode aparecer inteiro nas fezes?




A metformina pode ser considerada um fitoterápico?




A metformina pode prejudicar o funcionamento dos rins?




Metformina emagrece?



Dr. Mateus Dornelles Severo
 Médico Endocrinologista
Doutor e Mestre em Endocrinologia - UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Texto atualizado em 26 de abril de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário