domingo, 28 de fevereiro de 2016

Hipotireoidismo durante a gravidez: importância do diagnóstico e tratamento apropriados

O hipotireoidismo (diminuição da secreção de hormônios pela tireoide) também pode acontecer durante a gravidez e está associado a uma série de possíveis complicações.


Casos mais acentuados de hipotireoidismo, felizmente, são pouco frequentes durante a gestação (3 em 1.000 mulheres grávidas). Mulheres com hipotireoidismo têm dificuldade de engravidar por não ovularem. Além disso, aquelas que engravidam apresentam uma taxa alta de aborto espontâneo nas primeiras semanas de gestação. Contudo, naquelas que permanecem grávidas, o hipotireoidismo aumenta o risco de complicações. Entre elas:
- hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia
- descolamento prematuro de placenta
- parto prematuro
- aumento da mortalidade perinatal
- dificuldades cognitivas no bebê
- hemorragia após o parto
A disfunção mínima da tireoide conhecida como hipotireoidismo subclínico é um pouco mais comum (cerca de 20 em 1.000 mulheres grávidas).  Apesar do risco menor, o hipotireoidismo subclínico também parece estar associado a complicações. Destacam-se o parto prematuro, a perda fetal e, possivelmente, redução do QI do bebê.
Como saber se há hipotireoidismo durante a gestação? Simples: basta dosar o TSH no sangue. A dosagem do TSH é indicada nas seguintes situações:
- sintomas de hipotireoidismo
- familiares com hipotireoidismo
- história de radioterapia na cabeça ou no pescoço
- infertilidade
- abortamentos prévios
- mais de 30 anos de idade
O tratamento do hipotireoidismo durante a gestação também é muito simples: reposição de hormônio tireoidiano (levotiroxina).
Se você está grávida e se encaixa em alguma das situações acima, procure seu obstetra ou endocrinologista e avalie sua função tireoidiana. Essa atitude pode garantir uma gestação tranquila e um parto feliz.

Referência:
1- Ross DS. Hypothyroidism during pregnancy: Clinical manifestations, diagnosis, and treatment. UpToDate. 
 
Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista
Doutor e Mestre em Endocrinologia - UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991


Texto revisado em 14 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário