segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Aplicando a insulina corretamente

Não basta saber qual a dosagem de insulina. É muito importante saber aplica-lá corretamente. Independente do dispositivo usado, caneta ou seringa, siga os passos a seguir:

1- escolha uma das áreas possíveis para a injeção. Como a insulina é absorvida mais rapidamente na região abdominal do que nas coxas e nádegas, prefira a barriga sempre que for usar insulina de ação rápida. Nos braços, a insulina é absorvida em uma velocidade intermediária.

Locais para aplicação da insulina

2- não é necessário limpar a pele com álcool. Isso torna a injeção mais dolorosa, além de não prevenir infecções.

3- pince a pele entre os dedos e insira a agulha em ângulo de 90 graus com pele. Isso garante que a insulina seja administrada no tecido subcutâneo. A técnica incorreta pode fazer com que a insulina seja aplicada dentro do músculo ou dentro da derme, o que pode ser doloroso e causar problemas de absorção.

A agulha deve entrar em  ângulo reto para que a insulina seja depositada no tecido subcutâneo

4- caso esteja usando uma seringa, puxe levemente o êmbolo e observe se houve refluxo de sangue. Se sim, retire a agulhe e repita o processo em outro lugar.

5- no momento da injeção, empurre o êmbolo até o fundo e conte 3 a 5 segundos. Isso serve para garantir que a insulina tenha tempo de ser injetada, principalmente quando se utilizar agulhas muito finas.

Dr. Mateus Dornelles Severo
 Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
Doutor e Mestre em Endocrinologia pela UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991
Santa Maria - RS
https://drmateusendocrino.com.br

Texto revisado em 2 de fevereiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário